domingo, 8 de maio de 2016


FISIOLOGIA HUMANA

´  Anatomia – origem grega: seccionar. Estuda as partes do corpo, de sua estrutura, tanto externa quanto interna.
´  Fisiologia – Estuda a maneira como funcionam as partes que formam o corpo.
   Nosso corpo é um conjunto de sistemas que funcionam de forma integrada. 
Cada sistema é formado por um conjunto de órgãos, que por sua vez é formado por diversos tecidos, os quais são constituídos por um conjunto de células que juntas realizam determinada função de modo integrado.
Como as células interagem entre si, devemos compreender que o nosso organismo possui uma organização em níveis de hierarquia:  organismo, sistema, órgãos, tecido e células.  Esses níveis são interdependentes
A falta de determinada molécula em nossa alimentação, afeta as células, podendo causar danos ao funcionamento de tecidos e órgãos onde as células são encontradas.
Um dano em um órgão pode resultar na morte de células que o constituem.



APARELHO LOCOMOTOR
     Nosso aparelho locomotor é constituído pelos sistemas muscular, articular e ósseo. Eles possuem 656 músculos e 206 ossos e juntos tem como função principal a atuação em conjunto para que as pessoas possam se locomover. 
SISTEMA ESQUELÉTICO
É formado pelos ossos e cartilagens associadas e eles, que juntos compõem o esqueleto. Está envolvido em movimentos do corpo como: caminhar, segurar objetos, mover a cabeça, morder alimentos, inspirar e expirar.
´  Protegem estruturas vitais como nossos órgãos (pulmões, coração, cérebro, entre outros), além de ser o eixo de sustentação do corpo.
´  Os ossos do corpo estão dispostos de maneira que permite ao homem ter uma postura ereta e se locomoverem sobre os membros inferiores.

´  Os ossos variam de tamanho, como o fêmur, maior osso do corpo com tamanho médio de 50 cm, enquanto que o menor osso é o estribo, localizado no ouvido medindo 0,25 cm de comprimento.

TIPOS BÁSICOS DE OSSOS
* Ossos longos:  o comprimento é maior que a largura


* Ossos curtos: são quase iguais no comprimento e na largura

* Ossos planos: são finos e achatados e podem ter formas variadas

           * Ossos irregulares: não se encaixam em nenhuma categoria anterior












ESTRUTURA DO OSSO

 Os ossos são constituídos por células que são estruturas vivas e recebem nutrientes, gás oxigênio e hormônios pelo sangue e contêm vasos sanguíneos.
São envolvidos por um tecido fibrosos e nas extremidades por cartilagem, que reduz o atrito provocado por esses ossos, nas articulações móveis, evitando deformações.
Os ossos são formados por dois tipos de tecido ósseo: o compacto envolve o esponjoso e é rígido e o esponjoso que é formado por uma rede fina de colunas de ossos   
O tecido ósseo é formado por células e pelo material orgânico que elas secretam, a matriz óssea, que é constituída por fibras de colágeno (elasticidade) e por deposição de sais de cálcio e fósforo (resistência, dureza)
No interior dos ossos longos existe uma cavidade na matriz rígida onde forma a medula óssea amarela, que armazena lipídios, e a medula óssea vermelha que irá produzir células sanguíneas.
Tecido ósseo        osteoblastos (produz matriz óssea- colágeno: flexibilidade, início da calcificação deposição de minerais)     cálcio (rigidez).
     As células que mantêm a atividade do osso são os osteócitos (osteoblasto maduro que não secretam matéria orgânica). Já os osteoclastos digerem os compostos da matriz extracelular, reabsorvendo o osso.

OSSOS DA CABEÇA
















OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR                   




OSSOS DO MEMBRO INFERIOR 



   




COLUNA VERTEBRAL 

















SISTEMA ARTICULAR

A maioria das articulações permite o movimento do corpo, embora existam articulações imóveis como as articulações da cabeça, unindo um osso ao outro.


A coluna vertebral permite curvar o corpo para frente, para trás e para os lados levemente, por uma articulação de cartilagem que permite o movimento entre uma vértebra e outra – articulação semimóvel.

    As articulações móveis acorre devido a contração e relaxamento dos 
músculos associados a eles.
Na região do joelho, os ossos são recobertos por cartilagem. Além disso existe a cavidade articular, um espaço entre os ossos, preenchido por um líquido, o sinovial, que reduz o atrito e absorve choques.
     Os ligamentos são feixes de fibras que mantem os dois ossos unidos na articulação sinovial.

SISTEMA  MUSCULAR

O conjunto de músculos representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa.
´  Sofrem contração (torna possível o movimento) e relaxamento, gerando o movimento.
´  Manutenção da postura corporal;
´  Produção de calor.

TIPOS DE MÚSCULOS

´  Músculo não estriado ou liso: tem contração lenta e involuntária, com exceção da bexiga.
´  Músculo estriado esquelético: fixam-se os ossos por meio de tendões (cordões fibrosos).
Tem contração vigorosa e voluntária.
´  Músculo estriado cardíaco: músculo que forma o coração, tem contração involuntária.

Deformações da coluna

´  Lordose: curvatura excessiva da coluna para dentro.
´  Cifose: deformidade da coluna geralmente na região cervical, onde se projeta para fora (corcunda).

´  Escoliose: curvatura lateral anormal da coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário