Alunos: Pedro Augusto Gustavo Numeros: 31,17 1 - É a aplicação de conhecimentos químicos e biológicos e de novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiental. A biotecnologia engloba conhecimento das áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular, química e informática. A introdução da informática ajudou na evolução das técnicas permitindo a automação, demonstrando que a ciência e a tecnologia , quando trabalham juntas, trazem muitos benefícios á todos. (2 – a) DNA recombinante: (rDNA) é uma sequência de DNA artificial que resulta da combinação de diferentes sequências de DNAs. Essa técnica surgiu a partir da engenharia genética. b) Transgenia: Transgênese é o processo de alteração do código genético de uma espécie pela introdução de uma ou mais sequências de genes provenientes de outra espécie, mediante o emprego de técnicas de engenharia genética. O genoma dos organismos transgênicos contém fragmentos do genoma de bactérias, vírus ou outros organismos em seu DNA. Os genes introduzidos não pertenciam ao genoma original da espécie modificada e vão conferir-lhe novas características, como a resistência a herbicidas ou a produção de toxinas contra pragas das culturas agrícolas, fazendo também com que essa espécie possa produzir substâncias de interesse para o homem, como por exemplo, aumentando sua qualidade nutritiva ou produzindo substâncias medicinais. c) Clonagem: A Clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. d) Terapia gênica: Por terapia gênica se entende a transferência de material genético com o propósito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer. No caso de enfermidades genéticas, nas quais um gene está defeituoso ou ausente, a terapia gênica consiste em transferir a versão funcional do gene para o organismo portador da doença, de modo a reparar o defeito. Trata-se de uma ideia muito simples, mas como veremos sua realização prática apresenta vários obstáculos.
3 - OGMs possuem alteração em trecho do genoma realizadas através da tecnologia do DNA recombinante ou engenhariam genética. OGMs e transgênicos não são sinônimos: todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico. Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. Enquanto um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma região de outro organismo. 4- Óleos de cozinha, soja, mamões papaya, queijo, pão, bolos, biscoitos, arroz, abobrinha, feijão, salmão. 5- Pontos positivos • Aumento da produção • Maior resistência a pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos). • Resistência aos agrotóxicos • Aumento do conteúdo nutricional • Maior durabilidade e tempo de estocagem Pontos negativos • A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas. • Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas. • Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas
O organismo transgenicos ou geneticamente modificados são aqueles produzidos atravezde recursos da engenharia genetica, onde genes de um organismo são transferidos para outro organismo. O subsequente conhessimento sobre o material genetico de diferentes especies posibilitou o emprego de tecnicas para a transferencia de genes especificos entre especies diferentes, sem a necessidade da reproducao sexual. Essa tecnologia recebeu o nome genetico de engenharia genetica, a qual permite o processo muito mais controlado e presciso de introducão de uma caracteristicas na planta do que no processo de cruzamento sexuado. Os EUA são os maiores detentores das aplicacões comerciais da moderna biotecnologia. Ate o presente, as plantas obtidas pelo processo da '' transgenia'' referem-se a genes especificos, como tolerancia à herbicidas e resistencia a insetos. A liberaçao indescriminada, sem a devida consideração, de produtos geneticamente modificados tem trazido problemas bastantes serios em alguns países. No Japão, em 1989, 37 pessoas morreram e 1500 se tornaram permanentemente invalidas após consumirem um suplemento alimentar a base de triptofano produzidopor uma bacteria que havia sofrido modificação genetica. A modificação fez com que a bacteria produzisse uma substancia altamente toxica, fazendo adoecer 5000 pessoas naquele pais. A substancia só foi detectada quando o produto já estava no mercado. Embora se compreenda que os avancos da biotecnologia podem ser extremamente beneficas para a melhor qualidade de vida no planeta, e importante considerar os riscos que os alimentos trangenicos podem trazer a saude humana e a do mundo. Vantagens: _Aumentar o tempo de validade do produto. _Reduzir ao maximo o uso de agrotoxicos. _Ganhou no balanceamento de nutrientes levando a melhor adequacao da dieta.
Desvantagens: _organismos modificados são alimentos alergicos _Efeitos toxicos a partir do desenvolvimento de substancias indesejaveis. _Aparecimento de novos virus. _Podem produzir novas pragas à agricultura. _Aumento de contaminação do solo.
Nomes: Bianca e Natália Números: 04 e 30 Os transgênicos Com o início da biotecnologia conseguimos modificar e alterar o nosso cotidiano. Conseguimos perceber essas mudanças desde na produção de sementes até o aperfeiçoamento de novas técnicas de tratamento. A biotecnologia é o conjunto de técnicas que manipulam organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante. O DNA recombinante é uma técnica que permite juntar na mesma molécula de DNA genes provenientes de um organismo diferente, ou seja, retira genes de uma espécie e introduz em outra espécie com DNA diferente resultando então em um novo produto. O DNA complementar consiste em facilitar a produção de proteínas de seres eucariontes em microrganismos. Contudo, estes organismos são considerados Organismos Geneticamente Modificados (OGM), pois apresentam mudanças em seu material genético, a fim de favorecer uma de suas características. Muitas vezes confundimos os OGMs com os transgênicos, mais nem sempre isso é verdade. Um OGM sofreu manipulação no seu próprio material genético, enquanto um transgênico possui um ou mais genes de outro organismo em seu material genético. Os transgênicos possuem vantagens e desvantagens, algumas vantagens são: -Podem ser balanceados os nutrientes de um alimento, são adicionados aminoácidos e vitaminas. É possível também retirar um de seus componentes (Exemplo: a lactose do leite), a partir dessas transformações no mesmo, este pode ajudar a prevenir e até evitar várias doenças. Substâncias modificadas podem também ser utilizadas na fabricação de vacinas. -Maior resistência em plantas reduzem e até evitam o uso de aditivos químicos. Desvantagens: -Cultivos transgênicos podem proporcionar um aumento alergias em relação aos cultivos convencionais. - O lugar onde o gene é implantado pode não ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados. Vantajosos ou não o fato é que os transgênicos estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Concluindo, os transgênicos têm seu maior benefício na área dos alimentos, pois achamos que é muito importante enriquece-los com mais nutrientes e vitaminas. Mas no nosso ponto de vista, uma das maiores desvantagens seria um possível desequilíbrio ecológico.
Alunos: Pedro Augusto Gustavo Numeros: 31,17
ResponderExcluir1 - É a aplicação de conhecimentos químicos e biológicos e de novas tecnologias nas áreas da saúde, de alimentos, química e ambiental. A biotecnologia engloba conhecimento das áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular, química e informática. A introdução da informática ajudou na evolução das técnicas permitindo a automação, demonstrando que a ciência e a tecnologia , quando trabalham juntas, trazem muitos benefícios á todos.
(2 – a) DNA recombinante: (rDNA) é uma sequência de DNA artificial que resulta da combinação de diferentes sequências de DNAs. Essa técnica surgiu a partir da engenharia genética.
b) Transgenia: Transgênese é o processo de alteração do código genético de uma espécie pela introdução de uma ou mais sequências de genes provenientes de outra espécie, mediante o emprego de técnicas de engenharia genética. O genoma dos organismos transgênicos contém fragmentos do genoma de bactérias, vírus ou outros organismos em seu DNA. Os genes introduzidos não pertenciam ao genoma original da espécie modificada e vão conferir-lhe novas características, como a resistência a herbicidas ou a produção de toxinas contra pragas das culturas agrícolas, fazendo também com que essa espécie possa produzir substâncias de interesse para o homem, como por exemplo, aumentando sua qualidade nutritiva ou produzindo substâncias medicinais.
c) Clonagem: A Clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado.
d) Terapia gênica: Por terapia gênica se entende a transferência de material genético com o propósito de prevenir ou curar uma enfermidade qualquer. No caso de enfermidades genéticas, nas quais um gene está defeituoso ou ausente, a terapia gênica consiste em transferir a versão funcional do gene para o organismo portador da doença, de modo a reparar o defeito. Trata-se de uma ideia muito simples, mas como veremos sua realização prática apresenta vários obstáculos.
3 - OGMs possuem alteração em trecho do genoma realizadas através da tecnologia do DNA recombinante ou engenhariam genética. OGMs e transgênicos não são sinônimos: todo transgênico é um organismo geneticamente modificado, mas nem todo OGM é um transgênico. Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. Enquanto um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma região de outro organismo.
4- Óleos de cozinha, soja, mamões papaya, queijo, pão, bolos, biscoitos, arroz, abobrinha, feijão, salmão.
5- Pontos positivos
• Aumento da produção
• Maior resistência a pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos).
• Resistência aos agrotóxicos
• Aumento do conteúdo nutricional
• Maior durabilidade e tempo de estocagem
Pontos negativos
• A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas.
• Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.
• Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas
Alimentos Trangenicos
ResponderExcluirO organismo transgenicos ou geneticamente modificados são aqueles produzidos atravezde recursos da engenharia genetica, onde genes de um organismo são transferidos para outro organismo. O subsequente conhessimento sobre o material genetico de diferentes especies posibilitou o emprego de tecnicas para a transferencia de genes especificos entre especies diferentes, sem a necessidade da reproducao sexual. Essa tecnologia recebeu o nome genetico de engenharia genetica, a qual permite o processo muito mais controlado e presciso de introducão de uma caracteristicas na planta do que no processo de cruzamento sexuado.
Os EUA são os maiores detentores das aplicacões comerciais da moderna biotecnologia. Ate o presente, as plantas obtidas pelo processo da '' transgenia'' referem-se a genes especificos, como tolerancia à herbicidas e resistencia a insetos.
A liberaçao indescriminada, sem a devida consideração, de produtos geneticamente modificados tem trazido problemas bastantes serios em alguns países.
No Japão, em 1989, 37 pessoas morreram e 1500 se tornaram permanentemente invalidas após consumirem um suplemento alimentar a base de triptofano produzidopor uma bacteria que havia sofrido modificação genetica.
A modificação fez com que a bacteria produzisse uma substancia altamente toxica, fazendo adoecer 5000 pessoas naquele pais.
A substancia só foi detectada quando o produto já estava no mercado. Embora se compreenda que os avancos da biotecnologia podem ser extremamente beneficas para a melhor qualidade de vida no planeta, e importante considerar os riscos que os alimentos trangenicos podem trazer a saude humana e a do mundo.
Vantagens:
_Aumentar o tempo de validade do produto.
_Reduzir ao maximo o uso de agrotoxicos.
_Ganhou no balanceamento de nutrientes levando a melhor adequacao da dieta.
Desvantagens:
_organismos modificados são alimentos alergicos
_Efeitos toxicos a partir do desenvolvimento de substancias indesejaveis.
_Aparecimento de novos virus.
_Podem produzir novas pragas à agricultura.
_Aumento de contaminação do solo.
Alunos: Pedro Augusto, Gustavo n°31, n°17
Nomes: Bianca e Natália
ResponderExcluirNúmeros: 04 e 30
Os transgênicos
Com o início da biotecnologia conseguimos modificar e alterar o nosso cotidiano. Conseguimos perceber essas mudanças desde na produção de sementes até o aperfeiçoamento de novas técnicas de tratamento.
A biotecnologia é o conjunto de técnicas que manipulam organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante.
O DNA recombinante é uma técnica que permite juntar na mesma molécula de DNA genes provenientes de um organismo diferente, ou seja, retira genes de uma espécie e introduz em outra espécie com DNA diferente resultando então em um novo produto.
O DNA complementar consiste em facilitar a produção de proteínas de seres eucariontes em microrganismos.
Contudo, estes organismos são considerados Organismos Geneticamente Modificados (OGM), pois apresentam mudanças em seu material genético, a fim de favorecer uma de suas características.
Muitas vezes confundimos os OGMs com os transgênicos, mais nem sempre isso é verdade.
Um OGM sofreu manipulação no seu próprio material genético, enquanto um transgênico possui um ou mais genes de outro organismo em seu material genético.
Os transgênicos possuem vantagens e desvantagens, algumas vantagens são:
-Podem ser balanceados os nutrientes de um alimento, são adicionados aminoácidos e vitaminas. É possível também retirar um de seus componentes (Exemplo: a lactose do leite), a partir dessas transformações no mesmo, este pode ajudar a prevenir e até evitar várias doenças. Substâncias modificadas podem também ser utilizadas na fabricação de vacinas.
-Maior resistência em plantas reduzem e até evitam o uso de aditivos químicos.
Desvantagens:
-Cultivos transgênicos podem proporcionar um aumento alergias em relação aos cultivos convencionais.
- O lugar onde o gene é implantado pode não ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados.
Vantajosos ou não o fato é que os transgênicos estão cada vez mais presentes em nossas vidas.
Concluindo, os transgênicos têm seu maior benefício na área dos alimentos, pois achamos que é muito importante enriquece-los com mais nutrientes e vitaminas. Mas no nosso ponto de vista, uma das maiores desvantagens seria um possível desequilíbrio ecológico.